Vila Sitio São João consagra-se como novo espaço de valorização da cultura nordestina em Campina Grande

A Vila Sitio São João é uma das maiores novidades do período junino de 2018 em Campina Grande. O novo espaço, com mais de 2 hectares de extensão, tem mais que o dobro do tamanho da versão anterior do famoso Sítio São João e está com a estrutura totalmente refeita, estando localizado na Avenida Floriano Peixoto, no bairro Dinamérica, proximidades do ginásio “O Meninão”.

Entre as maiores novidades estão a criação de lagos no interior do espaço, parquinho de diversão, igrejas maiores e pavilhões mais amplos para apresentações, além de um amplo estacionamento. Também permanecem os seus tradicionais equipamentos, como bodegas, exposição ao cordéis e casa de farinha.

No novo espaço, toda a estrutura foi construída em alvenaria para garantir resistência com acabamento colonial. Entre os locais reconstruídos estão a rádio difusora, casa de cortar cana-de-açúcar, casa de ferreiro, engenho de cachaça e casa de fotografia. As pequenas capelas foram substituídas por igrejas com capacidade para 100 pessoas.

Segundo o coordenador da Vila Sítio São João, o vereador João Dantas, o interesse do público de Campina Grande e das mais diversas regiões do Estado é crescente, pois naquele espaço foi instalado um verdadeiro memorial do homem nordestino, sendo retratada a evolução histórica e social da nossa região desde o período colonial aos dias atuais.

Nos quase 30 anos de história o Sítio São João já passou por cinco endereços. Uma primeira edição foi realizada em São Paulo e depois passou a fazer parte do Maior São João do Mundo, sendo montado no próprio Parque do Povo. Em seguida, mudou para um terreno ao lado do Teatro Municipal Severino Cabral, depois para Avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco e, por último, passou pela Avenida Brasília, no Catolé.

“Esse ano, um novo espaço foi cedido e agora poderá ser definitivo. O novo ambiente tem o dobro do espaço do ano anterior e, por isso, o local ganhou novos ambientes, formando uma grande vila de zona rural em plena área urbana. Toda a estrutura foi construída em alvenaria para garantir resistência com acabamento colonial”, acrescentou João Dantas.

Segundo o coordenador, a meta é fazer com que a população campinense e os turistas tenham esta estrutura em funcionamento durante todo o ano, não apenas ao longo dos trinta dias em que acontece a realização da mais importante festa junina brasileira. Conforme relatou, a ideia é fazer com que pelos menos nos dias de sábado e domingo aconteçam programações que enalteceram a música, a gastronomia e outros aspectos importantes da cultura regional.

“Com um espaço permanente, a intenção da organização da Vila São João é manter o espaço em funcionamento mesmo depois do mês de junho. Aliás, esse é um desejo antigo, pois muitos turistas que visitavam Campina nos outros meses procuravam pelo antigo Sítio São João, mas acabavam frustrados ao encontrarem ele fechado”, reforçou o coordenador.

Para o público em geral acontece a cobrança de ingresso. Neste domingo, 24, os valores da entrada serão de R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia, crianças até 10 anos têm gratuidade. Em relação à programação deste domingo, dia 24, foram atrações no Palco 01 Trakino, Fabiana Souto, Forró Pesado e Forró Show.  Já no Palco 02, até às 18h, o público desfrutou de atrações como Ranieri Gomes, Socorro do Acordeon, Jodemar do Acordeon, Forró Galanteses e Forró show.

Na tarde domingo, dia de São João, um grande público esteve presente aquele espaço cultural. Lá estavam pessoas de todas as faixas de idade, desde crianças a idosos desejosos de recordar o passado histórico do interior nordestino. De acordo com o turista Antônio Cassemiro, de São Luiz (MA), “Campina Grande tem um local único no Nordeste, onde se retrata com a máxima fidelidade a riqueza cultural do povo nordestino”. Esta é a segunda vez que ele marca presença na cidade para prestigiar o Maior São João do Mundo.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO